O que é ruído de impacto e como preveni-lo

Data e Hora  artigo publicado em 31/10/2012

Mesmo quem ainda não mora em um apartamento, já ouviu falar dos sons indesejáveis que vêm do vizinho de cima ou do lado. Estes sons são chamados de ruídos de impacto, os quais, de modo geral, são produzidos por vibrações (impacto em pisos, móveis arrastados, motores, elevadores, ruídos hidráulicos, etc) nos elementos da edificação – paredes, pisos, coberturas, entre outros. Assim, quando um pregoestásendoafixadonaparede, ouumapessoacaminhasobre o piso, o ruído estrutural é produzido.

FIGURA 1 – Tipos de fontes de ruídoestrutural (MEHTA, 1999).

Toda esta poluição sonora acaba por prejudicar de forma alarmante a qualidade de vida de quem passa seu tempo neste tipo de ambiente. Stress, falta de concentração e sono são os efeitos colaterais dos moradores ou trabalhadores de locais que enfrentam problemas acústicos. Mas como se prevenir contra estes problemas?

Até pouco tempo, não havia um amparo jurídico para a questão. Entretanto, a normatização veio com a NBR 15.575, que regulamenta o ruído de impacto em edifícios, fixando padrões de ruído aceitáveis como: mínimo de 80dB(A), intermediário de 65dB(A) e superior de 55dB(A).

Mesmo assim, o cliente pode se precaver observando as melhores opções em tratamento acústico para cada situação. Por exemplo, no caso de uma sala comercial ou apartamento usados, a colocação de um forro acústico pode melhorar em 20% o problema; outra opção é a utilização de um Box In Box ou isolamento acústico do piso do vizinho. Já na aquisição de um imóvel novo, é importante o consumidor optar por um espaço que possua um sistema de piso flutuante, que hoje é a melhor e mais eficiente forma para isolamento acústico contrao ruído de impacto.

Dentre estas soluções de isolamento acústico destacam-se estes produtos:
EcoSilenzio - um produto composto por fibras recicladas fabricadas a partir de garrafas PET,que absorve as vibrações produzidas pelo ruído de impacto em pisos; estes atributos o posicionam entre as mantas acústicas mais elásticas/resilientes do mercado. Ideal para quem deseja reduzir o barulho entre andares, garantindo mais conforto e tranqüilidade (você pode conferir um vídeo explicativo aqui).

Acustic Piso - uma manta acústica em espuma de polietileno reticulado, tecnologia largamente utilizada e consolidada na Europa. Desenvolvida para utilização em sistemas de piso flutuante, resultando em um excelente desempenho na redução de ruídos de impacto.

Para que qualquer das soluções citadas acima possa atingir o máximo em eficiência, é necessário que a instalação seja feita por profissionais qualificadas que garantam os resultados prometidos.

Além disso, há também a possibilidade de desenvolvimento de um projeto completo em solução acústica, com acompanhamento de um engenheiro especializado no assunto. Assim, você consegue resolver seu problema rapidamente, através de uma solução completa.

A Acital também vende o material e tem uma equipe técnica que passa todas as orientações necessárias para a utilização do produto. Em grandes projetos, caso tenha um representante na região do cliente, é feito um acompanhamento diferenciado; e quando não tem e há alguma necessidade urgente, pode ser deslocado um técnico para resolver a situação.

O ruído de impacto pode ser tratado ou prevenido, basta fazer a coisa certa.

shadow

Pesquise aqui por soluções, produtos ou notícias:


Slogan
Subir