A continuação do processo da ABNT NBR 15.575

Data e Hora  artigo publicado em 27/09/2012

Para quem ainda não sabe, os compradores de novos apartamentos devem ganhar mais um aliado contras os indesejáveis barulhos de passos ou móveis arrastados no andar de cima. Este poderoso aliado de peso judicial é a ABNT NBR 15.575, que trata primeiramente do desempenho construtivo de edificações de até cinco pavimentos, mas alguns requisitos podem ser aplicados em edifícios maiores. É o caso do conforto acústico, cujas determinações independem da altura do prédio.

A norma fixa a função de todos os responsáveis dentro de um projeto, definindo responsabilidades e criando condições de rastreabilidade. Até o momento, em qualquer problema que viesse a ocorrer apenas o construtor seria responsabilizado, mesmo que o problema estivesse no projeto. A partir do momento que a NBR 15.575 for normalizada existirão parâmetros que regulamentarão o mercado e as ações judiciais neste sentido. Quando a norma for exigida, o arquiteto deverá especificar detalhadamente no projeto o padrão de desempenho adotado e o que irá garanti-lo.

Levando em conta a relevância que esta Norma tem para o setor (empresas/entidades privadas e órgãos governamentais) torna-se fundamental o envolvimento de todos os profissionais do ramo, neste momento tão importante.

No dia 04/10/12, acontecerá a reunião especial de análise da Consulta Nacional das Revisões das seis partes da ABNT NBR 15.575, da Comissão de Estudo de Desempenho de Edificações (CE-02:136.01)

A ABNT promove reuniões de Comissão de Estudo onde estejam representados todos os envolvidos com o assunto a ser normalizado e onde eles possam, em nível nacional, discutir e estabelecer por consenso, regras, diretrizes ou características para suas atividades; sendo o único foro de normalização nacional e diante de uma demanda de normalização.

O fundador da Acital, Victor Zimmermann Jr., também está envolvido no processo de normalização da ABNT NBR 15.575; além da NBR 10.151 (norma que regula as condições exigíveis para avaliação da aceitabilidade do ruído em comunidades) e da NBR 10.152 (que fixa os níveis de ruído compatíveis com o conforto acústico em ambientes diversos); demonstrando, assim, a importância e o envolvimento que a Acital tem com a Norma.

Texto com informações dos sites Pró-Acústica e ArcoWeb.

shadow

Pesquise aqui por soluções, produtos ou notícias:


Slogan
Subir