Classificação de qualidade será exigida em novos empreendimentos

Data e Hora  artigo publicado em 16/01/2013

Os novos parâmetros de edificações precisarão atender níveis mínimos de ruído e iluminação.

Existe uma séria de eventos que causam desconforto para quem mora em apartamentos e que, em alguns casos, tornou-se o cotidiano de sua vida.

Ruídos indesejáveis vindos do andar de cima por causa da laje muito fina e conversas do vizinho ao lado são algumas das mais frequentes reclamações de quem habita em condomínios. Por isso é necessário estar muito atento a estes detalhes na hora de adquirir um imóvel. Mas existe algum órgão regulamentador para isso? Existe parâmetro de construção com exigência de qualidade?

Os parâmetros sobre os processos a seguir em uma construção existem, no entanto nenhum documento oficial e regulamentador é utilizado.

Neste ano, a primeira norma deste tipo deverá ser publicada. Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) as normas que existiam até então não incidiam em cobranças de resultados. Agora, o que interessa é o desempenho dos edifícios.

Já faz mais de 10 anos que o conteúdo técnico da norma vem sendo discutido por empresas como a Acital Isolamentos Térmicos e Acústicos, institutos de pesquisas e entidades. O resultado será uma publicação com mais de 300 páginas.

Por consequência, o usuário destes empreendimentos terão mais tranquilidade e qualidade de vida. Na parte acústica, por exemplo, é definido um nível máximo de ruído. Quando o imóvel encontrar-se próximo a linhas de trens, estádios, aeroportos ou qualquer outra condição onde o som é mais alto, o incorporador será obrigado a medir o barulho na área e criar medidas específicas de isolamento.  Neste quesito, a Acital já vem se destacando, sugerindo projetos para as incorporadoras que lhe proporcionem um excelente custo x benefício. Segundo o Engenheiro Acústico de Edifícios e Ambiental Victor Zimmermann Neto, utilizar os projetos e soluções acústicas que a Acital oferece, beneficia não somente o morador, mas respalda  a construtora, uma vez que a empresa garante a adequação sonora dentro das normas resguardando a construtora no caso de sofrer um possível processo.

A Acital é referência no mercado, além de participar do processo de normatização na ABNT, vem há mais de 33 anos se aprimorando em oferecer soluções acústicas e térmicas não somente para a área da construção civil, mas também para o setor industrial.

No site da Acital é possível encontrar uma grande quantidade de casos em que clientes mostram-se satisfeitos. Visite www.acital.com.br