Mercado de construção civil terá que se adequar a nova norma acústica

Data e Hora  artigo publicado em 10/12/2012

Há mais de 30 anos a norma de desempenho NBR 15575 vem sendo discutida a fim de atender um mercado cuja clientela está cada vez mais exigente. O setor procura se moldar aos parâmetros exigidos. Após deliberar cuidadosamente, o novo consenso foi formado e passa a vigorar em maio de 2013, quando então, existirão parâmetros que regulamentarão o mercado e as ações judiciais neste sentido. Daí a importância de arquitetos, engenheiros e profissionais da construção civil em geral estarem atualizados para especificar em seus projetos o padrão de desempenho adotado e o que irá comprova-lo.

Para a correta adaptação dentro dos parâmetros adotados pela NBR 15575, é necessário, primeiramente buscar empresas que forneçam produtos ou serviços com a garantia da sua devida adequação. A empresa de Isolamento Térmico e Acústico Acital, vem participando ativamente da discussão do processo e, consequentemente tem influenciado positivamente no resultado.

“Nossa preocupação com relação ao processo de participação na NBR é mediar para que possamos atender as necessidades do mercado cada vez mais exigente, garantindo o conforto e a segurança do cliente da construção civil e conciliar com produtos e serviços que além de atender as normas, apresentem um ótimo custo x benefício”. Afirma o engenheiro da Acital, Victor Neto.

A preocupação com o conforto acústico é tão grande, que a Caixa Econômica Federal irá liberar financiamentos somente àquelas empresas que se adequarem às normas acústicas e conquistarem o “Selo da Caixa”.

Além de garantir a adequação da norma, a Acital preocupa-se também com o desenvolvimento sustentável. É o exemplo do EcoSilenzio, uma manta acústica composta por fibras recicladas fabricadas a partir de garrafa PET. “Este tipo de produto é o mais eficiente e recomendado para reduzir barulho entre andares, além de se adequar aos projetos comprometidos com o desenvolvimento sustentável de acordo com o Green Building”, afirma Victor Neto.