Norma de Desempenho, custos adicionais e construtores

Data e Hora  artigo publicado em 14/05/2010

Por mais que a tecnologia avance e os novos empreendimentos visem o conforto e bem-estar dos futuros usuários, seja em edifícios residenciais, comerciais ou indústrias, o tratamento acústico ainda não se tornou ponto obrigatório de atenção nas construtoras e incorporadoras.

Entre os motivos apontados estão: a falta de capacitação dos engenheiros e arquitetos nas faculdades, que acabam dando pouca importância ao assunto, legislação falha e falta de informação dos usuários. Outro motivo é a falta de previsão dos custos com o tratamento acústico no projeto global da obra. "O dono do empreendimento imobiliário não quer saber de alterar seu orçamento, pois já está vendendo as unidades residenciais e não pode reajustar os preços que estão incorporados na escritura de compromisso.

Como construir em larga escala e com projetos padronizados com a Norma de Desempenho e legislações locais?

A Norma de Desempenho estabelece o mínimo e tem que ser complementada pelas exigências locais, que variam conforme o ambiente social, econômico e técnico de cada região. A construção em larga escala envolve a consideração pelas empresas construtoras de que o domínio tecnológico é fator crítico de sucesso do negócio e deve aliar custo com um desempenho mínimo.

Há uma previsão dos custos que as Normas de Desempenho auferirão aos edifícios?

Para aqueles construtores que já cumprem normas técnicas, o impacto é zero. Para aqueles que não cumprem, sim, deverá haver aumento de custos, mas a mensuração disso será caso a caso, até porque, em algumas situações, atender a determinadas normas prescritivas significa atender também a alguns itens da Norma de Desempenho, como é o caso do concreto. Mas se tudo for cobrado por desempenho, o projetista e a construtora terão que medir cada sistema da obra.

Qual o custo dessa medição e como fazê-la?

A norma exige que o desempenho seja cumprido, mas não exige que sejam feitas medições. Esta é uma questão contratual ou de acordo entre construtor e cliente. Para muitos sistemas construtivos tradicionais, com desempenho conhecido, não será necessário fazer nenhum ensaio. Para outros casos, as medições não são custosas nem difíceis e há casos em que a forma de mensuração é uma análise de projeto e nem mesmo um ensaio de laboratório.

Existem casos específicos, por exemplo, para medição do nível de isolamento do ruído de impacto produzido em pisos, é necessária a contratação de especialistas em acústica que seguirão rigorosamente os padrões de ensaio ISO 140. Utilizam-se equipamentos e instrumentos normalizados destinados para cada tipo de ensaio.

Proteja seu empreendimento com laudos técnicos comprovando o atendimento aos níveis de desempenho estabelecidos na norma NBR 15575, consulte a Acital.
 

shadow

Pesquise aqui por soluções, produtos ou notícias:


Slogan
Subir