Ruídos urbanos

Data e Hora  artigo publicado em 12/11/2012

 

A movimentação de veículos nas metrópoles do país é cada vez maior, gerando uma quantidade enorme de ruídos. No caso de São Paulo, já é exigida - por lei- a inspeção de ruído veicular. Após o início em 2008, apenas como amostragem, a partir de 2010, passou a ser exigida para todos os carros. As obras civis também são ponto de partida de ruídos. Em alguns países da Europa, existem legislações e fiscalizações específicas para a emissão de ruído por obras civis.

No último evento da ProAcústica, em São Paulo, surgiu a hipótese de se implantar a Classificação Acústica de Restaurantes. Caso fosse implantado, os clientes dos estabelecimentos ficariam sabendo do nível de ruído no local. O grupo designado para estudar a questão, considerou a possibilidade de, num primeiro momento, implantar a classificação em SP. O critério para a classificação seria baseado em medidas de nível de pressão sonora na cozinha, na entrada e entre as mesas, levando em consideração 70% da ocupação da casa. Para que o resultado seja efetivo, será preciso considerar com muita cautela o método e o critério de avaliação para classificação. Não se deve esquecer que a qualidade acústica de ambientes não dependem apenas de níveis sonoros baixos. Principalmente no caso de restaurantes, o tempo de reverberação é fator primordial para a qualidade acústica do ambiente.

Perante o método proposto, não se pode esquecer que quando se realiza medidas com pessoas, ou grupo de pessoas, é preciso considerar o caráter subjetivo e a mudança de comportamento do avaliado na hora da medição. Quando se faz medidas de ruído em salas de aula em funcionamento, as crianças ficam mais quietas do que o normal. Já quando um funcionário é avisado sobre a medida de dose de ruído, ele normalmente executa suas atividades reduzindo o ruído. Diante disso, no caso dos restaurantes, os interesses dos proprietários não poderão influenciar nos resultados finais. Outro ponto a ser considerado é o tempo de medição, pois medidas longas de nível sonoro equivalente podem mascarar o real incômodo do ruído ou, por outro lado, medidas instantâneas podem revelar somente situações passageiras. Mesmo se todas estas questões forem resolvidas, ainda surge mais uma: quem estará apto a realizar a medições? É preciso ter confiança no operador e no equipamento.

Estes questionamentos deverão ser lavados em conta, pois somente desta forma o trabalho de implantação da Classificação Acústica de Restaurantes alcançará sucesso e credibilidade, podendo assim ser incorporada por donos de restaurantes e aceita pelos clientes.

shadow

Pesquise aqui por soluções, produtos ou notícias:


Slogan
Subir