Forro Acústico

Data e Hora  artigo publicado em 17/09/2009

Salas de espetáculo, hospitais, escritórios, restaurantes, escolas e até residências – por exemplo – podem necessitar de tratamento acústico e, para tanto, é indispensável identificar as características das  emissões sonoras do ambiente e o quanto de som se deseja absorver.

Depois de estabelecido o objetivo acústico do espaço, o arquiteto ou engenheiro precisa levantar os índices que auxiliam na especificação do forro mais eficiente para determinado espaço. São valores que medem os níveis de absorção dos materiais, a capacidade de isolamento acústico dos forros e a privacidade acústica. Trabalhar com esses índices permite maior controle da interface forro–ambiente e determina soluções específicas para cada espaço.

O coeficiente de absorção sonora (NRC) e o índice de isolamento sonoro (STC)  são obtidos a partir de testes específicos realizados em laboratórios, como o do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo – IPTSP. O arquiteto Lineu Passeri, formado pela FAU-USP, mestre em acústica, pesquisador da USP e diretor da Passeri & Associados Ltda., esclarece as principais diferenças entre especificar um forro acústico para uma sala de espetáculo e para uma estação de trabalho.

“Em salas de espetáculos, o forro é um dos elementos construtivos que contribuem para a qualidade sonora do ambiente, ou seja, para o resultado qualitativo do som que se ouve – ou não se ouve. Já em escritórios panorâmicos com diversas estações de trabalho – frisou – o forro assume um papel mais específico, que é de evitar as múltiplas reflexões do som, contribuindo para a  redução da reverberação e para assegurar certo grau de privacidade acústica entre as estações”.

Para controlar o Tempo de Reverberação de qualquer ambiente, o arquiteto destaca dois fatores: volume interno (em metros cúbicos) e a absorção sonora. “Para aumentar a privacidade acústica de uma estação de trabalho, é preciso melhorar o isolamento e a absorção sonora dos elementos divisórios da estação, utilizar carpete (no piso) e forro com NRC igual ou superior a 0,85, concluiu.

shadow

Pesquise aqui por soluções, produtos ou notícias:


Slogan
Subir