Níveis mínimos de ruído serão exigidos em novos empreendimentos residenciais

Data e Hora  artigo publicado em 23/01/2013

Qualidade de vida e segurança são itens que já estão  sob diretrizes estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas) nos projetos envolvendo empreendimentos residenciais.

Dentro de alguns meses, quem for comprar um apartamento na planta, por exemplo, poderá verificar se o imóvel foi construído de acordo com os pré-requisitos com o mínimo de desempenho para atender a segurança dos usuários.

QUALIDADE DE VIDA

Estudos comprovam que conviver com a  constante poluição sonora proporcionada pelos centros urbanos, afetam diretamente no desempenho saudável do indivíduo. É por isto que este item foi meticulosamente discutido no processo de revisão da norma e, consequentemente foi pré-estabelecido um nível máximo de ruído.

A fiscalização para o cumprimento da norma  poderá partir do próprio usuário. De acordo com o  Engenheiro Acústico de Edifícios e Ambiental Victor Zimmermann Neto, Os usuários terão acesso ás normas de desempenho mínimo estabelecidos e poderão reclamar quando constatarem problemas acústicos em seus apartamentos. Mesmo a maioria dos índices de desempenho acústico mínimos ser baixos, se comparados às normas europeias, pelo menos vemos surgir um patamar que, ao longo do tempo, deverá ser cada vez mais exigente.

INFORMAÇÕES:

A Acital Isolamento Térmico e Acústico participou da comissão que elaborou as normas de desempenho acústico. Possui uma equipe técnica especializada em acústica voltada para a indústria e construção civil.

Acesse www.acital.com.br e saiba mais.

 

shadow

Pesquise aqui por soluções, produtos ou notícias:


Slogan
Subir