Nova norma brasileira traz mais qualidade às edificações

Data e Hora  artigo publicado em 20/04/2010

É o que remete a nova norma de desempenho NBR 15575 para edificações, aprovada em maio de 2008 e que entrará em vigor em maio desse ano, terá o foco principalmente na funcionalidade da construção, inclusive em relação ao conforto acústico, abordando aspectos que faltam na NBR 10151 e NBR 10152. A norma define o desempenho mínimo obrigatório para alguns sistemas das edificações ao longo de uma vida útil mínima obrigatória.

As empresas incorporadoras e construtoras passam a ser responsáveis por assegurar que os empreendimentos atendam a estes requisitos e, para tanto, precisarão introduzir novas práticas de projeto, especificações de sistemas construtivos e escolha de materiais por preço e desempenho, de seleção de fornecedores, de execução das obras e de instruções de uso e manutenção. Escolha um excelente desempenho para o seu piso com EcoSilenzio!

O consumidor terá direito a comprar um imóvel que atenda requisitos de comportamento em uso dos edifícios, com respeito a itens relacionados à segurança, à habitabilidade e à sustentabilidade. Na prática, se pretende evitar que as construções fiquem menos expostas a problemas estruturais, tenha maior conforto acústico e térmico, maior proteção contra incêndio e sejam mais fáceis de receber operações de manutenção.

Este zelo também está inserido no Programa Minha Casa, Minha Vida e do PAC, veja o comentário da notícia no site do CBIC em 15/04/2010:

As empresas terão de se adequar aos requisitos de qualidade, que englobam uma sistemática de melhoria contínua nos procedimentos administrativos e de recursos humanos, no processo de aquisição de suprimentos, nos processos operacionais da obra, entre outras exigências. Além disso, o acordo garante que serão utilizados materiais de construção que atendem às Normas Técnicas Brasileiras na execução de serviços e obras no âmbito do MCMV e do PAC. Veja a matéria completa no link http://www.cbic.org.br/sala-de-imprensa/noticia/mais-qualidade-nas-obras-do-minha-casa-minha-vida-e-do-pac.

Para as incorporadoras e construtoras que querem evitar qualquer tipo de problema com os futuros usuários, o ideal é contratar um consultor do ramo para fazer um projeto de tratamento acústico e térmico detalhado. Somente esses profissionais capacitados vão conseguir identificar qual o tipo de material de isolação (alvenarias, divisórias de gesso, janelas com vidros especiais, manta acústica para piso, entre outros) deverá ser usado em determinados casos. Procure esta orientação com a ACITAL, somos especializados em soluções termoacústicas definitivas, entre em contato.