Nova Norma de Desempenho para Edificações Habitacionais é publicada

Data e Hora  artigo publicado em 22/02/2013

Qualidade, segurança e conforto passam a ser aliados e regulamentados  com a publicação da Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais 15.575.

Empresas relacionadas à construção civil terão até dia 19 de julho de 2013 para se adequar, ou seja, 150 dias após sua publicação feita no dia 19 de fevereiro de 2013.

De acordo com o Engenheiro Acústico de Edifícios e Ambiental Victor Zimmermann Neto, com a Norma de Desempenho haverá um maior valor agregado às edificações, possibilitando a definição de seu  comportamento a longo prazo, atendendo assim as expectativas dos usuários quanto a segurança e conforto. A norma é uma novidade sem precedentes no Brasil, no entanto, já é conceito aplicado há muito tempo nos países desenvolvidos”.

A norma fornece parâmetros técnicos que baliza unifica co-responsabilidade dentro da cadeia da indústria da construção que envolvem fabricantes , construtores, projetistas, incorporadores e consumidores.

Valor agregado para o empreendimento e qualidade de vida para o consumidor

A abrangência da norma engloba alguns requisitos importantes para a segurança, conforto e qualidade de vida do consumidor pois oferece parâmetros que até então não era exigido. Dois fatores que terão desempenho regulado serão a área acústica e térmica. Haverá por exemplo uma regulamentação para um nível mínimo de ruído estabelecido. Segundo o engenheiro Rafael Schmitt, que desenvolve produtos acústicos na Acital, “a  norma estabelece também desempenho mínimo, intermediário e superior dando ao consumidor final a opção  por pagar um pouco mais para obter um empreendimento que tenha uma maior qualidade e durabilidade”. No caso do não cumprimento das normas, a empresa pode pagar desde uma indenização ao consumidor, até uma punição pelo órgão pertinente ao profissional responsável pela obra.

Agora, ao visualizar um anúncio de um imóvel que contemple itens relacionados ao conforto e a segurança como janelas acústicas ou cobertura térmica o cliente pode exigir a qualificação e quantificação destes materiais, comparando os desempenhos das edificações oferecidas pelo mercado imobiliário.