Oportunidades na Construção Civil

Data e Hora  artigo publicado em 13/08/2009

A crise mundial, que vem preocupando empresas e profissionais desde o segundo semestre do ano passado, não foi intensa o suficiente para desaquecer o mercado de trabalho em construção civil. A busca por profissionais qualificados continua, e devido ao elevado número de lançamentos realizados em 2007 e no primeiro semestre de 2008, há uma grande quantidade de obras em andamento nos mais diferentes estágios. Isso mantém elevada a procura por profissionais deste segmento, principalmente engenheiros, coordenadores e gerentes de obras, hoje muito disputados no mercado. Essa demanda deve continuar alta por, pelo menos, mais dois anos, quando esses lançamentos serão entregues. No entanto, até lá, esperamos que a falta de crédito no mercado seja superada e a procura por profissionais retorne a patamares vistos nos anos anteriores.

Com o já anunciado plano do Governo Federal que deve impulsionar a construção de habitações populares, a demanda por profissionais que atuam no mercado de construção civil deve se manter por mais tempo, deixando um espaço maior para o mercado recuperar o fôlego e retomar o seu crescimento. Não em um ritmo exacerbado como aconteceu anteriormente, mas um crescimento consistente e seguro. As empresas estão mais cautelosas, mas com muito apetite de conquistar share e desenvolver negócios para acelerar seus crescimentos. E para isso acontecer, o quadro de funcionários deve estar composto por excelentes profissionais.

Atualmente, esses profissionais possuem características muito bem definidas. Está sendo valorizado pelo mercado quem mantém foco permanente em resultados e busca aumento de produtividade. Também tem papel de destaque quem busca redução de custos e cumprimento de prazos, e tem perfil para gerir pessoas com liderança e motivação. Nem todos os profissionais conseguem agrupar simultaneamente as características citadas, porém, aqueles que, além de possuírem algumas delas, conseguirem associá-las a um alto grau de comprometimento com a empresa e o seu trabalho, podem fazer sua atuação profissional ter um papel de destaque dentro da organização, com prestígio e grandes desafios. Possuir uma boa formação em universidades com tradição na área, cursos que aprimoram o conhecimento tanto na parte técnica quanto na gestão de projetos e pessoas, além de experiência comprovada em sua área de atuação, completam um perfil de sucesso.

Um movimento que deve chamar a atenção é que a procura por profissionais com experiência na construção de habitações de baixo padrão deve superar a demanda por profissionais com experiência em médio e alto padrão. Profissionais com experiência, por exemplo, em alvenaria estrutural terão seus passes valorizados no mercado de trabalho.

Ao que tudo indica, o mercado não sofrerá grandes perdas como estava sendo previsto, mas uma pequena migração dos profissionais mais requisitados de uma área para outra. Quem estiver preparado para enfrentar essas mudanças e os novos desafios impostos pela situação mercadológica do país, terá uma grande atratividade das empresas e pode fazer deste momento um importante passo para o crescimento de suas carreiras.

Fonte: AEC web - coluna

shadow

Pesquise aqui por soluções, produtos ou notícias:


Slogan
Subir