Ruído é a terceira maior causa de poluição no planeta

Data e Hora  artigo publicado em 27/04/2010

28 de abril é Dia Internacional de Conscientização Sobre o Ruído: Minuto de silêncio marcará data em todo o planeta, que busca informar sobre a importância de preservar a saúde auditiva.

O ruído é considerado a terceira maior causa de poluição no mundo, perdendo apenas para o ar e a água. Estudos mostram que a exposição ao ruído acima de 85 decibéis pode ser prejudicial à audição e dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 76% da população que vive nos grandes centros urbanos podem sofrer impacto acústico superior a esse limite. Dados do British MRC Institute of Hearing Research, do Reino Unido, mostram que hoje mais de 560 milhões de pessoas sofrem de problemas auditivos no planeta, número que deve chegar a 700 milhões em 2015 e 900 milhões em 2025. No Brasil, são 9 milhões de pessoas que precisam de assistência auditiva. Dos 3,1 milhões de brasileiros nascidos a cada ano, menos de 10% passam por avaliação de surdez.

"Esses números são um alerta para que as pessoas cuidem melhor da audição, um bem que deve ser preservado por toda a vida. A perda auditiva é irreversível, por isso a prevenção é tão importante. Vale ressaltar que a maioria das perdas auditivas nos adultos é decorrente ou agravada pela exposição ao ruído", comenta a Presidente da Academia Brasileira de Audiologia (ABA), Maria Cecília Bevilacqua.

Especialistas sugerem cuidados simples para evitar o ruído [*] 

  • Evite locais muito ruidosos que exijam elevação do seu volume de voz;
  • Evite ouvir música em volume muito alto;
  • Use protetores auditivos sempre que frequentar ambientes com barulhos extremos (shows, festas, casas noturnas, estádios etc.);
  • Mantenha os aparelhos domésticos desligados para ter uma conversa mais tranquila;
  • Não durma com a TV ou rádio ligados;
  • Buzine somente quando necessário;
  • Sempre que possível, descanse sua audição por 10 minutos num local mais silencioso;
  • Faça um teste audiológico pelo menos a cada 5 anos. Idosos e crianças com menos de 3 anos devem fazer um teste auditivo todos os anos;
  • Preste atenção aos ruídos que você faz e respeite o direito de silêncio do seu vizinho.

Caso perceba diminuição da audição ou zumbido, procure um médico ou um fonoaudiólogo.

[*] Fonte: ABA - Academia Brasileira de Audiologia

shadow

Pesquise aqui por soluções, produtos ou notícias:


Slogan
Subir